(18) 3623-3952
Olá Visitante, cadastre-se ou faça seu login
:: Home > Blog Mundial Cadeiras
Blog
Lys Fogagnoli - 26 de Setembro de 2018
Como escolher a melhor cadeira para o meu escritório
Ergonomia

O ambiente de trabalho é um lugar no qual passamos a maior parte do dia – ou seja, deve ser agradável e que transmita a sensação de bem-estar. Na escolha dos móveis para o seu escritório, não só a estética deve ser levada em conta: neste contexto, ergonomia e conforto são imprescindíveis e podem ser aliadas a uma decoração bonita e com o design que mais combina com o estilo da empresa.

 

Esta preocupação é ainda mais importante quando se trata da escolha das cadeiras a serem utilizadas no ambiente de trabalho. Não considerar estes detalhes de conforto e praticidade pode acarretar problemas de saúde ao profissional, como dores, incômodos e problemas posturais. Além disso, ao escolher cadeiras de qualidade e de acordo com as normas de ergonomia, aumenta-se a motivação para o trabalho, resultando em melhora na produtividade dos colaboradores. 

 

Para não errar na escolha da cadeira para seu escritório, a Mundial Cadeiras separou algumas importantes dicas que irão te ajudar a escolher a cadeira perfeita para o seu espaço de trabalho. Confira:

 

Ergonomia: importante aliada

A palavra ergonomia tem origem nos termos gregos Ergon, que significa trabalho, e nomos, que significa normas, regras, leis. É a ciência que estuda formas de melhorar a interação entre o homem e os seus elementos de trabalho – sempre com o objetivo de aprimorar as condições da atividade do trabalhador, prevenindo acidentes e problemas de saúde e incrementando a produtividade e consequentemente o lucro da empresa. Ou seja: é benéfica tanto para o trabalhador quanto ao empregador. 

A ergonomia considera todos os aspectos que envolvem o trabalho, que vão desde as condições físicas do local (como temperatura, presença de ruídos, ventilação, iluminação) até as condições organizacionais e cognitivas, como por exemplo a comunicação, relação interpessoal e aprendizado do colaborador. No ambiente corporativo, o mobiliário é de grande importante no aspecto físico, pois é utilizado durante a maior parte do tempo de trabalho. 

Na escolha da cadeira para seu escritório, o ideal é optar por modelos que se enquadram nas normas de ergonomia, garantindo assim a segurança e bem-estar do profissional. Mas quais são estas normas? A seguir, falaremos um pouco sobre elas. 

 

A Norma Regulamentadora NR17

Normas Regulamentadoras são um conjunto de diretivas e disposições relacionados à medicina do trabalho. São obrigatórias tanto em empresas privadas como em órgãos públicos que empreguem profissionais em regime de acordo com a CLT – Consolidação das Leis de Trabalho. Atualmente, existem 36 NR’s, como são chamadas as normas.
A Norma Regulamentadora NR17 surgiu em 1978, determinada pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Tem como objetivo estabelecer diretrizes para adequar as condições de trabalho às características psicofisiológicas do trabalhador, garantindo conforto, segurança e desempenho eficientes: ou seja, aquilo que entendemos como ergonomia. Dentre outros aspectos, esta norma regulamentadora em específico abrange o mobiliário, os equipamentos, a organização e as condições ambientais de trabalho. 
 
 
Na escolha da cadeira para o seu ambiente de trabalho, é importante atentar para as seguintes diretrizes da NR17:
  • Toda cadeira deve ter encosto em tamanho médio, para permitir um melhor apoio para a coluna vertebral, principalmente na região lombar. Os ombros devem ficar alinhados ao quadril. 
  • A altura da cadeira deve permitir que os punhos, ao tocarem a mesa, fiquem em na mesma linha em relação aos cotovelos, formando um ângulo de 90°.  Os punhos também devem ficar em posição neutra, sem dobrar. 
  • O ideal é que a cadeira possua apoio para os braços na altura dos cotovelos.  
  • A altura da cadeira deve permitir o apoio dos pés no solo ou em descanso para pés.
  • A altura do assento deve ser de modo que o quadril e os joelhos formem um ângulo de 90° em relação ao solo. 
  • É importante também que a cadeira seja giratória, para que a movimentação não sobrecarregue a coluna vertebral e os membros superiores. 
 
Como todos estes ajustes podem variar de acordo com o biotipo de cada trabalhador, é importante que a cadeira possua o sistema de regulagens. Os melhores modelos permitem a regulagem da altura do assento e do apoio de braços e também a regulagem do encosto, tanto em altura quanto em inclinação. Outro ponto importante a se considerar é a qualidade: produtos de baixa qualidade podem não garantir o perfeito controle e manutenção destes ajustes, prejudicando a saúde do profissional. 
 
Existem vários tipos de mecanismos de regulagem em cadeiras. Falaremos sobre os dois principais: Mecanismo de Regulagem SRE e Syncron:
 
 

Mecanismo de Regulagem SRE (Back System)

O mecanismo de regulagem SRE permite o ajuste de altura do encosto em até 80mm de curso e a inclinação da cadeira em até 20°. Funciona através de sistema de catraca com 12 posições, permitindo assim infinitas regulagens. É acionado por sistema de alavanca que, ao ser tracionada para cima, libera o encosto para a regulagem; também possui molas para o retorno automático do encosto.
 
Como usar: Para aumentar a inclinação, basta segurar para cima a alavanca e aumentar o peso sobre o encosto; ao atingir a regulagem desejada, é só soltar a alavanca. Para diminuir a inclinação, segure a alavanca e alivie o peso do encosto; da mesma maneira, assim que atingir a inclinação desejada, solte a alavanca. 
 
 
 

Mecanismo de Regulagem Syncron

Neste tipo de regulagem, é possível escolher entre 4 posições fixas de inclinação do encosto e ou então manter o encosto móvel, com balanço vai e vem. Também funciona através de alavanca e possui a regulagem da tensão da mola por manípulo frontal. 
 
Como usar: Acione a alavanca da esquerda para a frente, destravando o mecanismo. Ajuste a posição desejada e pressione a alavanca para trás, travando o mecanismo. Por último, ajuste a tensão da mola girando o manípulo em sentido horário para aumentar a tensão e anti-horário para diminuir. 
 
 
Tanto o mecanismo de regulagem SRE quanto o Syncron possuem regulagem de altura do assento através de pistão a ar, garantindo mais praticidade e conforto na regulagem. 
 
Depois de considerar os benefícios e as orientações de ergonomia, é hora de escolher o modelo que mais se adapta às suas necessidades: na Mundial Cadeiras você encontra diversos modelos de cadeira com os diferentes tipos de regulagem. Seja para espaços mais amplos ou menores, mais formais ou despojados, confira aqui no nosso site nossas opções de cadeira para escritório. 
 

Sugestões de cadeiras ergonômicas para escritório

Poltrona Cavaletti Presidente C3 28001 AC Base Alumínio - Syncron - Braços 4D
- Base giratória em alumínio 
- Sistema syncron
- Assento com regulagem de profundidade e vai para frente e para trás
- Braços 4D com regulagem de altura, movimentos laterais e para frente/trás
Comprar

 
Poltrona Presidente NewNet 16001 AC - Base Cromada - Syncron
- Base giratória cromada
- Sistema syncron
- Apoio de lombar regulável
- Braços SL com regulagem de altura
Comprar
 
 
Poltrona Presidente Start Plus 6001 - Back System
- Base giratória em polâina
- Sistema back system (SRE)
- Apoio de lombar regulável
- Braços SL com regulagem de altura
- Costura em linhas gomada
Comprar
 
Comentários
Alessandra

Legal, achei ótimo as dicas do site, obrigada

Carla

Maravilha, me ajudou bastante a escolher uma ótima cadeira!

Deixe um comentário
Cadastre-se em nossa Newsletter
Últimos Posts
velo-42101-aluminio-7_1.jpg 29/10/2018 - Ergonomia
Cadeiras nacionais X importadas
Produtos mais vendidos
Receba novidades:
Formas de Pagamento:
Segurança: