(18) 3623-3952
Olá Visitante, cadastre-se ou faça seu login
:: Home > Blog Mundial Cadeiras
Blog
Lys Fogagnoli - 29 de Outubro de 2018
Cadeiras nacionais X importadas
Ergonomia

Como já dissemos anteriormente neste texto aqui, o ambiente de trabalho é um lugar no qual passamos maior parte do dia, e por isso deve ser o mais confortável e agradável possível. Não só em termos de estética - mais importante do que isso, o mobiliário adequado previne problemas de saúde e melhora a produtividade do profissional. Este assunto é tão importante que existe uma norma regulamentadora (A NR17) e uma área de estudo específica para o tema: a ergonomia.  

A ergonomia e a NR 17 abrangem vários aspectos físicos e psicológicos da interação entre o profissional e o ambiente, sempre com o objetivo de garantir conforto máximo, desempenho e segurança ao colaborador - são diretrizes benéficas tanto para empregado como para empregador, pois um profissional saudável está relacionado diretamente à maior produtividade. 

 
Ainda falando sobre o mobiliário e ergonomia, a cadeira é talvez o móvel mais importante em um escritório, pois está em contato direto e constante com o profissional: não se atentar para as normas de ergonomia pode acarretar sérios problemas de saúde ao colaborador. Na hora de escolher a melhor cadeira para o seu escritório, algumas dicas são fundamentais e de grande auxílio, como você pode conferir neste nosso texto aqui. Hoje, falaremos um pouco sobre as principais diferenças entre cadeiras nacionais e importadas.
 

NACIONAL X IMPORTADO
 
Antigamente, tinha-se a ideia de que produtos importados eram sinônimo de qualidade – sempre considerados superior aos nacionais. Hoje, com o aumento da produção e exportação de produtos de origem chinesa, essa ideia caiu por terra. Por outro lado, a produção nacional investiu em qualidade e oferece produtos de excelente durabilidade. 
 
 
 
 
PREÇO
 
À primeira vista, os preços de cadeiras importadas da China podem parecer atraentes: na maioria dos casos, estes produtos costumam ter preços mais baixos em relação aos nacionais. Mas, considerar apenas o preço pode não ser vantajoso: as cadeiras importadas têm qualidade e durabilidade inferior, e no final das contas, o que parecia um bom negócio pode se transformar em insatisfação sem economia real. 
 
MATERIAL 
 
Há uma grande diferença no material utilizado nas cadeiras nacionais e nas importadas. No caso das importadas da China, na maioria dos casos, a tela do encosto deforma com facilidade, a base cromada descasca, o courino (na verdade, um vinil muito fino) racha e a espuma (geralmente não injetada) gasta rapidamente. Além disso, o pistão raramente aguenta 120 kg e também estraga com facilidade. Todos estes fatores diminuem consideravelmente a vida útil e não influenciam somente na estética do produto, mas também na segurança e saúde de quem utiliza. 
 
 
 
REGULAMENTAÇÃO
 
Como a Norma Regulamentadora 17 (que se refere à ergonomia) é um conjunto nacional de diretrizes, as cadeiras importadas não possuem essa certificação. A maioria dos produtos de origem Chinesa também não possuem certificação ISO 9001, que consiste em um conjunto de normas internacionais que abrangem 20 elementos relativos à gestão de qualidade nas empresas. Resumidamente, a certificação ISO 9001 tem o objetivo de garantir ao cliente que os produtos daquela empresa são produzidos de forma repetitiva e consistente, trazendo confiança na qualidade dos produtos. Já as cadeiras nacionais de marcas reconhecidas, como Cavaletti e Plaxmetal, possuem certificação ISSO 9001 e seus produtos se encontram dentro das diretrizes da NR17. 
 
 
 
IMAGEM NÃO É NADA
 
Algo comum de acontecer quando se compra cadeiras importadas é receber um produto bem diferente do que se viu no site de compra.  Com imagens manipuladas com o objetivo de tornar o produto visualmente mais atraente, ao receber o produto constata-se que o material não é o mesmo que aparenta na imagem, o tom de cor pode ser bem destoante e o acabamento deixa a desejar. O resultado é decepção na certa. Marcas nacionais têm a preocupação de divulgar imagens fidedignas de seus produtos, até porque oferecem o serviço de troca e altos índices de insatisfação não são interessantes para as fabricantes. 
 
 
PADRONIZAÇÃO 
 
Por seguirem normas de qualidade e padronização, as marcas nacionais oferecem produtos também padronizados, isto é, sem diferença de tonalidade de cor, por exemplo. Já no caso de cadeiras importadas, o mesmo produto, dependendo do lote e da importação, pode ter variações indesejadas quando se trata de adquirir mais de uma unidade. 
 
 
GARANTIA E TROCA
 
Por confiar na qualidade de seus produtos e fidelizar seus clientes, as marcas de cadeira nacionais oferecem garantia de compra, com possibilidade de troca por defeito de fabricação, algo que pode não acontecer no caso de cadeiras importadas. Por ter vida útil mais curta e qualidade inferior, muitas importadoras não oferecem estes serviços, também porque o processo de troca nestes casos é mais complicado, custoso e demorado. Ou então, quando há garantia, esta costuma ser de 90 dias, tempo muito inferior quando comparado à garantia de marcas nacionais, que pode chegar a 6 anos. 
 
 
ASSISTÊNCIA TÉCNICA
 
Ao adquirir cadeiras de marcas nacionais, além da garantia de troca, outro importante ponto é a questão de reparos. Nestes produtos, é possível a troca de peças quebradas ou desgastadas pelo tempo (não cobertas pela garantia), o que pode significar economia e praticidade no uso. Já cadeiras importadas da China podem não oferecer esta possibilidade, justamente pela falta de qualidade e padronização - as peças nacionais normalmente não se adaptam aos modelos importados, o que dificulta ainda mais a manutenção e conserto destas cadeiras.
 
Considerando os aspectos de durabilidade, qualidade e segurança, podemos perceber que pode ser mais vantajoso optar pelas cadeiras de fabricação nacional ao mobiliar seu escritório ou local de trabalho. Plaxmetal, Cavaletti, Frisokar, são exemplos de marcas nacionais confiáveis e reconhecidas pela qualidade – além disso, oferecem uma ampla variedade de produtos para as mais diferentes necessidades e ambientes. 
 
Quer saber mais sobre cadeiras e mais para o seu escritório? Acesse o site da Mundial Cadeiras aqui e confira nossas opções de poltronas e cadeiras para escritório ou empresas, para jogos (gamer), longarinas, banquetas, móveis e acessórios, sempre com qualidade garantida e os melhores preços. 
 
Comentários
CLEUZA M M OVIEDO

Parabéns. Excelente trabalho de alerta aos menos avisados. Quem ler com atenção o texto, identificará a realidade dos produtos chineses. Não tenho nada contra às importações permitida, mas que ela deixam a desejar isso é uma verdade.

Deixe um comentário
Cadastre-se em nossa Newsletter
Últimos Posts
como-escolher-a-melhor-cadeira.jpg 26/9/2018 - Ergonomia
Como escolher a melhor cadeira para o meu escritório
Produtos mais vendidos
Receba novidades:
Formas de Pagamento:
Segurança: